1 - Como faço definir a quantidade de demãos que uma superfície, de aço-carbono deve receber? Por exemplo, tenho uma superfície de aço-carbono que ficará exposta à intempéries, que desejo efetuar manutenção preventiva, respaldando-me quanto a eventuais corrosão. Desejo aplicar um primer epoxi e uma tinta de acabamento (marítimas), para ficar despreocupado com as eventuais corrosão. Quantas demãos de cada tinta devo aplicar nessa superfície?
R: Para a pergunta acima, é necessário uma Especificação de Pintura, para atendimento as condições de exposições ao intemperismo relatados em seu E-mail. afim de proporcionar uma proteção anticorrosiva duradoura. PREPARO DE SUPERFÍCIE: Deverá ser feito o tratamento de superfície nas chapas e perfis de aço carbono, através de Jateamento Abrasivo com granalhas de aço para remoção de carepas de laminação e abrir um perfil de ancoragem para a aplicação da tinta primer. ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA: Primer: Aplicar 01 X demão de INTERZINC 52 EPÓXI RICO EM ZINCO VERDE, com 50/75um de espessura seca. Primer Intermediário: Aplicar 01 X demão de INTERGARD 475HS PRIMER C/ OXIDO DE FERRO MICÁCEO CINZA, com 125um de espessura seca. Tinta de Acabamento: Aplicar 01 X demão de INTERTHANE 990 POLIURETANO ACRÍLICO ( diversas cores ), com 60um de espessura seca. Espessura total da Sistema de Pintura = 250/260um seca Geralmente os Fabricantes de Tintas Industriais e Marítimas, tem profissionais que podem auxiliarem nas especificações de pintura, para isso é muito importante que você informe as condições de exposições a que ficará seus equipamentos e ou estruturas.
2 - O que acontece se uma tinta de dois componentes não for catalisada?
R: As tintas de dois componentes devem obrigatoriamente serem catalisadas. Se não forem catalisadas, não sofrerão a reação química, não secarão, ficarão mordente e não terão suas características físicas e químicas. Desta forma, não serão consideradas como tinta e não darão os benefícios que oferece. Se por algum equívoco não catalisarem a tinta, todo o revestimento aplicado deve ser removido e aplicado novamente da forma correta.
3 - Porque algumas tintas usam catalisadores e outras não?
R: As tintas de dois componentes chamadas também de "tintas catalisadas" como epóxi, poliuretano, etil silicato de zinco, polisiloxano entre outras, precisam de um agente de cura "catalisador" para secarem e terem as características físicas de uma tinta. Já as tintas monocomponentes como alquídicos "esmalte sintético" e acrílicos a base de solvente ou água, não precisam de agente de cura ou catalisadores para secarem e terem as características físicas ideais.
4 - Para o ser humano, as tintas são consideradas agressivas à sua saúde?
R: As tintas trarão riscos a saúde dos aplicadores e as pessoas que trabalham com aplicação, se as mesmas não estiverem usando o EPI`s (equipamentos de segurança) como macacões de algodão com pernas e mangas longas, luvas de mangas longas, sapatões de cano longo, tocas que revestem o rosto e máscaras respiratórias específicas para cada tinta. Não dever usado vaselina para proteger parte do rosto que está descoberta, e sim cremes especiais.
5 - Com relação ao manuseio, transporte e armazenamento, as tintas são consideradas perigosas?
R: Todo produto químico deve ser manuseado com muito cuidado. A tinta dever ser transportada e armazenada de acordo com as exigências dos fabricantes e órgãos competentes, tudo para evitar acidentes como derramamentos, contaminação e explosões que podem prejudicar o ser humano e o ambiente em que vivemos.
6 - Posso aplicar demãos de tintas consecutivas?
R: Todas as tintas possuem intervalos de pintura entre demãos e devem ser respeitados. Todos os produtos da International Paint possuem fichas técnicas que trazem estas informações de intervalos de pintura entre demãos, secagem ao toque e secagem completa. Ao ignorar as informações do intervalo da pintura, estaremos prejudicando a performance do sistema de pintura.
7 - As tintas são consideradas iguais tanto para ambientes rurais como no litoral, por exemplo?
R: As tintas não são iguais. Cada equipamento a ser pintado e o ambiente onde ficará o equipamento, devem receber tintas e espessuras específicas, adequando a proteção anticorrosiva a cada ambiente. Antes de escolher uma tinta, contate a Inter Coatings para receber um indicação de tinta apropriada para cada necessidade.
8 - Posso aplicar a tinta com tempo chuvoso?
R: Não. Toda pintura deve ser realizada com a umidade relativa do ar inferior a 85% (local de aplicação). Se a pintura for realizada acima do percentual mencionado, o sistema de pintura estará comprometido, não tendo a performance esperada.
9 - Qual equipamento de pintura deve ser utilizado na aplicação da tinta?
R: Dever ser usado o equipamento especificado pelo fabricante da tinta. Caso a empresa não possua o maquinário recomendado, o departamento técnico da Inter Coatings dever ser acionado para promover uma solução técnica que não prejudique a performance do produto que será aplicado.
10 - Posso utilizar qualquer solvente ou thinner para diluir tintas?
R: Não. Cada tinta tem seu diluente específico. Usar diluentes não indicados podem trazer sérios problemas como a aparência de bolhas na tinta, porosidades, retardo na secagem, o acabamento estético entra em colapso e etc. Consulte o departamento técnico da Inter Coatings para melhor indicação.
11 - Se diluir demais a tinta, o que acontece?
R: Primeiramente a característica da tinta é alterada, causando escorrimento, baixando a espessura e prejudicando o desempenho do sistema de pintura aplicado. Existem também agravantes maiores como o desperdício de dinheiro (o solvente não fica na película da tinta, ele evapora) e a emissão de solventes na atmosfera, onde ajuda a degradar o meio ambiente em que vivemos.
12 - Qual é o percentual de diluição da tinta?
R: Todas as tintas da International Paint são desenvolvidas para não serem diluídas em certos equipamentos, caso o equipamento não seja adequado, um pequeno percentual de diluição pode ser utilizado, porém, antes de diluir, contate o departamento técnico da Inter Coatings, pois as tintas são diferentes e devem se analisadas de forma independente.
13 - Nas fichas técnicas de cada produto/tinta, é comum avaliarmos a vida útil da mistura (pot-life) da tinta. Para que serve e o que significa?
R: Pot-life ou vida útil da mistura, é o período de tempo após a mistura agente de cura com as tintas quimicamente curáveis, no qual a mistura ainda apresenta condições de aplicação sem perda de suas propriedades. É muito importante avaliar o momento em que os componentes são misturados com relação ao tempo de aplicação da tinta.
14 - Em termos de aplicação de tinta, o que significa ter um rendimento?
R: Rendimento é a relação entre a área pintada e o volume de tinta utilizado, para uma determinada espessura de película seca.
15 - O que significa a palavra micrometro (2m)?
R: Unidade de medida equivalente ao milésimo de milímetro. Em perícias técnicas, essa medida é usada para medir a espessura da camada de tinta existente sobre uma determinada superfície.
16 - Porque pintar estruturas, equipamentos, embarcações e substratos em geral?
R: Utiliza-se tintas industriais e marítimas para dar proteção anticorrosiva, proteção contra fogo, estética e embelezamento, para sinalizar alguns equipamentos e áreas perigosas, deixar o ambiente mais fácil de limpar, para ter maior higiene (ex. hospitais, centros cirúrgicos, indústrias alimentícias, etc.).